Igreja Nossa Senhora da Vida

 Igreja Nossa Senhora da Vida

Situada na Rua do Norte, esta antiga ermida, outrora conhecida por “Ermida do Espirito Santo”, foi construída em 1577, patrocinada por Afonso de Figueira, para a sua sepultura e de sua mulher, Júlia de Carvalho, e doada em testamento à Santa Casa da Misericórdia.

No século XVII, por influência de Nuno Álvares Pereira Velho de Morais, este espaço passa a destacar-se pela invocação da irmandade de Nossa Senhora da Vida, e por isso conhecida nos dias de hoje como Igreja de Nossa Senhora da Vida.

Caracteriza-se por ser um pequeno templo de nave única e com planta quinhentista, com um tecto em madeira e de fachada simples, com dois portais em cantaria.

O seu interior encontra-se uma nave abobadada, ladeada por dois altares em talha e uma capela-mor de planta centralizada, iluminada por lanternim saliente na sua cobertura.

Os painéis de azulejos azuis e brancos do século XVIII, que reproduzem os passos da vida mariana, revestem parte das paredes laterais e a capela-mor.  

Anexo à parede poente, encontramos um edifício onde funcionou o Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Alcochete e onde podemos observar uma placa de mármore com a seguinte inscrição: HOSPITAL / DA / MIZ.A D’ALCOX.E / Reformado / 1884.    

Em 1986, a Santa Casa da Misericórdia realizou obras de restauro, com a reparação da cobertura da nave do apeamento do púlpito.

Edifício classificado como Monumento de Interesse Público por Decreto n.º 2/96, publicado no Diário da República n.º 56, de 6 de Março de 1996.