Igreja Nossa Senhora da Vida
Situada na Rua do Norte, esta antiga ermida, outrora conhecida por “Ermida do Espirito Santo”, foi construída em 1577, patrocinada por Afonso de Figueira, para a sua sepultura e de sua mulher, Júlia de Carvalho, e doada em testamento à Santa Casa da Misericórdia.
No século XVII, por influência de Nuno Álvares Pereira Velho de Morais, este espaço passa a destacar-se pela invocação da irmandade de Nossa Senhora da Vida, e por isso conhecida nos dias de hoje como Igreja de Nossa Senhora da Vida.
Caracteriza-se por ser um pequeno templo de nave única e com planta quinhentista, com um tecto em madeira e de fachada simples, com dois portais em cantaria.
O seu interior encontra-se uma nave abobadada, ladeada por dois altares em talha e uma capela-mor de planta centralizada, iluminada por lanternim saliente na sua cobertura.
Os painéis de azulejos azuis e brancos do século XVIII, que reproduzem os passos da vida mariana, revestem parte das paredes laterais e a capela-mor.
Anexo à parede poente, encontramos um edifício onde funcionou o Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Alcochete e onde podemos observar uma placa de mármore com a seguinte inscrição: HOSPITAL / DA / MIZ.A D’ALCOX.E / Reformado / 1884.
Em 1986, a Santa Casa da Misericórdia realizou obras de restauro, com a reparação da cobertura da nave do apeamento do púlpito.
Edifício classificado como Monumento de Interesse Público por Decreto n.º 2/96, publicado no Diário da República n.º 56, de 6 de Março de 1996.